10milhoes_728x90.gif

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vamos pelo começo...

Uma coisa que percebi nessa jornada é a falta de orientação que conseguimos durante a vida toda. Escutei o tempo todo uma única frase: "você deveria/tem que....", mas o que sempre me incomodava era que ninguém dizia isso antes dos fatos ocorrerem. Sempre me senti fora do nível, já que parecia que todos sabiam exatamente para onde iam e o que queriam conseguir.

Quando percebi que a maioria só seguia o roteiro básico impresso pela sociedade um alivio enorme tomou conta de mim. Mas logo em seguida entrei em pânico e questões importantes começaram a ser levantadas, vamos a algumas delas:
  • O que eu considero ser sucesso?
  • Como me sinto quando me imagino com o sucesso acima?
  • Aonde eu quero chegar?
  • Como eu descubro que tive sucesso? 
Sei que as perguntas acima parecem ser banais, mas pense bem nelas? Ter sucesso para você é ter uma família? Ela deve ser feliz? Qual o esforço que você fará para ter essa família feliz? Como medir o final dessa jornada? Você irá comemorar as pequenas vitórias ou somente nas grandes?

Perceba que essas perguntas são importantes especialmente se você não tem uma meta tão normal como acima citado. Em toda a minha vida tive sucesso e consegui aquilo que estipulava, mas a minha maior frustração foi descobrir que nunca estava realmente satisfeita. Afinal de contas, quem começa a se mexer não consegue mais ficar parado e pouco aproveita os benefícios conseguidos: pobres que conseguem muito dinheiro com esforço acabam deixando tudo para os filhos sem aproveitar o tempo com os mesmos; mulheres se casam e possuem  famílias lindas e felizes, mas não relaxam para aproveitar os momentos únicos com os filhos; e por aí vai...

Anote muito bem as suas metas e suas definições de sucesso, elas serão muito úteis quando o tempo passar e você se perder nas atividades diárias. Porque a linha de chegada da vida todos nos sabemos qual é, o que faz a diferença é como você irá trilhar o seu caminho.