10milhoes_728x90.gif

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Primeira Impressão e estilos

Aceitando que a primeira impressão influência como somos julgados por muito tempo, devemos primeiro escolher um estilo. O psicólogo americano Albert Mehrabian comprovou que:
  1. julgamos e somos julgados através da primeira impressão;
  2. fazemos isso em apenas 30 segundos;
  3. é a comunicação não-verbal que comanda esse julgamento, baseando-se em:
  • 55% no visual - roupas, acessórios, cabelo, maquiagem, asseio, etc;
  • 38% na postura, expressões faciais e corporais; tom de voz e gestual;
  • 7% no discurso (conteúdo).
Acreditamos no que vemos, mais do que no que ouvimos. A visão é responsável por 80% de nossa percepção.
Sendo a imagem uma comunicação tão potente, será que seu estilo reflete quem você é? Sua profissão, prosperidade e valores? Ele está refletido nas suas roupas e acessórios, corte de cabelo e maquiagem. Toda vez que seu estilo refletir sua personalidade você se sentirá confortável e confiante.
Perceber o seu estilo também permite adapta-lo para causar uma primeira impressão favorável nos ambientes em que frequenta. As vezes é necessário diminuir o impacto da mensagem para receber uma resposta positiva.
Os estilos básicos são:
Clássico
  • clássico: mostra um ar confiante, sereno, mas também conservador. O maior problema é desaparecer no ambiente de trabalho, tornando-se invisível e com um ar ultrapassado.
Dramático
  • dramático: ar confiante e não se importa de ser notada. Pode assustar ou intimidar as pessoas, as vezes é necessário reduzir o impacto. Seu ar confiante pode ser confundido com arrogância ou agressividade.
Romântico
  •  romântico: personalidade amistosa, delicada, porém frágil. Evite projetar excesso de fragilidade, prefira looks mais simples para obter uma imagem de maior assertividade e autoridade. 
Expressivo
  •  expressivo: se expressa por meio das roupas, mostrando criatividade, diferente e especial - detesta ser igual a todo mundo. Se trabalhar em uma ambiente criativo o estilo poderá abrir portas, mas se o ambiente de trabalho for mais formal é necessário diminuir o volume. Opte por detalhes criativos, evitando exageros.
Natural
  • natural: amistoso e pacífico, raramente sacrifica o conforto pela beleza. Esse estilo mostra uma pessoa prática, aberta e ecológica. No ambiente de trabalho evite roupas que amassam facilmente, combine acessórios para manter um ar polido. Evitar o ar desleixado do campo, isso passa a mensagem de não se preocupar com a qualidade e ser desatento aos detalhes.

Esportivo
  • esportivo: ar descontraido, supercasual, cheio de energia, prático, determinado e entusiasmada. Cuidado para não parecer imatura. Em um ambiente mais formal evite o trio:jeans+tênis+camiseta.

Sexy
  • sexy: sedutor por natureza, cheio de vida, aberto e magnético. Personalidade ousada, com senso de aventura, não se intimidando com os desafios, mas também pouco sofisticada. Tudo que for muito chamativo desvia a atenção do seu discurso para seus acessórios.



.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário