10milhoes_728x90.gif

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Qual a sua bagagem?

Muitas pessoas me perguntam por que não aprendemos tudo isso que ensino na escola? Por que seus pais não ensinaram? Enfim, uma infinidade de porquês....

O principal porquê é que só ensinamos aquilo que aprendemos! 

Av. Paulista - 1902
O Brasil mudou muito de uma geração para outra. Na Primeira Guerra Mundial (a maioria dos nossos avós eram jovens ativos financeiramente nessa epóca) muitos começaram do nada. Sendo transportados de um país para outro, fugindo dos horrores da guerra, ou simplesmente para tentarem ter uma vida melhor. A principal lição financeira era: "não temos nada, então guarde tudo que puder no colchão, não acreditamos nos bancos e cias."

Av. Paulista - 1928
Já na epóca dos nossos pais, com a inflação galopante, dólar como base da economia, a principal lição financeira era:"compre tudo hoje!!! Senão você não conseguirá comprar com o mesmo dinheiro amanhã!!! Poucas ofertas porque o mercado brasileiro era fechado para o mundo. Informação somente aquela que era passada pelo governo."

Av. Paulista - 2008
Saímos do militarismo, a promessa de estabilidade econômica custou nossas cadernetas de poupança, voltamos a ficar sem nada, surge uma certa liberdade de imprensa, descobrimos que o governo é corrupto, e o pior, é corrupto porque votamos neles!!!. Passamos a ter acesso livre a informação pela internet. A concorrência de mercado é aberta pelo fácil uso da internet (lembrando que isso é só para os privilegiados). Temos mais opções de compra, mais dinheiro rolando no mercado, abre-se um novo mundo.

Av. Paulista - hoje
Já na geração dos nossos filhos: fronteiras? que fronteiras? Meu amigo do Japão disse que isso é uma demarcação imaginária feita pelos homens. Dinheiro? Agora é tudo virtual... A internet move o mundo comercial e financeiro. As informações não são mais controladas. A liberdade traz muita coisa boa, mas também muita abobrinha.

Acompanhou as mudanças dos tempos? Eu também não... Imagine o sistema de ensino. Temos acesso a cada vez mais informação, o problema é que pouco se fala de como utilizar a mesma. 

Somos criaturas de hábitos. Fazemos aquilo que vimos, foi ensinado e sentimos. Então, nessa lógica, estamos sempre uma geração atrasada. É necessário ser consciente do que queremos e aonde queremos ir. Ter humildade para aceitar que estamos sempre aprendendo. Que os mais jovens podem ter muita informação para ensinar, mesmo que pouca prática.

A alma não envelhece jamais, o coração sempre procura novas emoções. Dê-se o direito de ser um eterno aprendiz!!! E como tal, pode realizar, errar e consertar sempre que for necessário. E esse é somente o primeiro passo da caminhada rumo a Prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário